Quem são os candidatos à Presidência da República em 2022?
- Luiz Antonio Voxx
- 14 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

Com a data das eleições 2022 se aproximando, a lista dos candidatos à presidência vai se consolidando e apresenta, além de velhos conhecidos, novos nomes e rostos para o cenário político nacional.
Durante o processo, alguns personagens importantes já ficaram pelo caminho. É o caso do ex-governador de São Paulo João Dória (PSDB) e do juiz da LAVA JATO Sergio Moro (União Brasil) que abandonaram suas candidaturas.
No cenário atual, 12 pré-candidatos estão confirmados por suas respectivas legendas. Os partidos têm até 15 de agosto de 2022 para oficializar o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Jair Bolsonaro (PL)
67 anos. 30 anos de carreira política, tendo sido vereador, deputado federal e1º militar a chegar à presidência pelo voto desde 1945.
Lula (PT)
76 anos. Foi presidente da República do Brasil entre 2003 e 2010. Foi preso em 2018 pela Lei Ficha Limpa e impedido de disputar as eleições daquele ano. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula.
Ciro Gomes (PDT)
64 anos. Foi governador do Ceará, ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e ministro da Integração Nacional no governo Lula. Candidato à Presidência da República pela quarta vez.
Simone Tebet (MDB)
52 anos. Formada em direito pela UFRJ. Em sua carreira política, Simone foi eleita deputada estadual, prefeita de Três Lagos (MS) por 2 mandatos, vice-governadora e senadora. Liderou em 2014 a primeira bancada feminina.
Luciano Bivar (União Brasil)
77 anos. Empresário formado em direito. Ficou conhecido como dirigente do Sport Clube do Recife e presidiu uma corretora de seguros. Deputado Federal pelo 4º mandato. Bivar é presidente do partido pelo qual se lançou candidato à presidência este ano.
Luiz Felipe d’Avila (Novo)
58 anos. Escritor, formado em Ciência Política e fundador de uma ONG com foco na formação de líderes.
André Janones (Avante)
38 anos. Advogado e deputado federal. Viralizou na internet com vídeos sobre a greve dos caminhoneiros em 2018.
Leonardo Péricles (UP)
40 anos. Iniciou sua carreira política como militante de movimento estudantil nos anos 2000. Passou a integrar o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) em 2011. Foi líder de ocupações urbanas e protestos de junho de 2013 em Belo Horizonte (MG).
Pablo Marçal (Pros)
35 anos. Empresário, autor de livros de desenvolvimento pessoal, coach e influenciador digital. Marçal tem mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais e promoveu 2 edições de um reality show voltado ao marketing digital.
Vera Lúcia (PSTU)
54 anos. Formada em sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Participou da criação do PSTU. Candidatou-se a prefeita, governadora e deputada federal em outras eleições.
Sofia Manzano (PCB)
51 anos. Economista e professora universitária na Bahia. Inicio sua carreira política no PCB em 1989. Foi uma das líderes da greve dos professores e participa do movimento sindical desde 2013.
Eymael (DC)
82 anos. Graduado em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Entra na disputa pela presidência pela 6ª vez. Em seu currículo, Eymael também atuou no ramo da comunicação e marketing.
Comments