Conheça a Hallyu, a indústria sul-coreana que conquistou o mundo.
- Luiz Antonio Voxx
- 10 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jul. de 2022

Nas últimas duas décadas, a Coreia do Sul se tornou uma importante fábrica cultural, exportando música, moda, comida, beleza e muito drama para o mundo.
Tudo começou em 1993, após um período de governo conservador, o presidente Kim Young-sam propôs o estabelecimento da "Nova Coreia".
A Coreia do Sul investe em cultura e educação para se firmar como país e fazer parte do mercado internacional.
Este foi o início do fenômeno Hallyu.

Os dramas coreanos foram os primeiros produtos culturais coreanos a se espalhar por todo o mundo, começando na Ásia, principalmente no Japão e na China. Inspirada no teatro asiático e com influências norteamericanas, a produção tem uma linguagem audiovisual única.
Não há nada igual a um k-drama, ou dorama, como são mais popularmente conhecidos.
A onda coreana é baseada em muitos aspectos diferentes da cultura sul-coreana, tais como:
K-Pop, a música popular coreana;
Você deve conhecer ou já deve ter ouvido falar da boyband BTS, uma das bandas de maior sucesso no mercado fonográfico da atualidade.
K-Drama, as novelas e filmes;
A Netflix tem investido pesado em reproduzir doramas, dado sucesso que o formato atingiu. No catálogo da plataforma você pode conferir desde ROUND 6, um grande sucesso durante a pandemia, a novos projetos como PRETENDENTE SURPRESA, que tem rendido boa repercussão e crítica.
K-Fashion, a moda e o modo de vestir;
A forma peculiar de combinar tamanhos maiores de manequim a peças mais justas são tendência na Coreia do Sul.
K-Beauty, os 10 passos de cuidados com a pele (conhecido como 10-Step Korean Skincare);
Sim, os cuidados com a pele e com o corpo também são características que os sul-coreanos exaltam. Uma pele bem hidratada e um corpo em forma.
K-Food, a comida coreana;
A abundância de vegetais e frutos do mar são a cara dos pratos coreanos. Os ensopados com alguns acompanhamentos fazem sucesso inclusive por serem benéficos à saúde.

K-Culture, a cultura e a língua coreana;
A onda coreana abriu as portas das Coreias ao mundo. Graças aos doramas é possível conhecer os principais pontos das cidades, suas vias, a natureza, a forma como interagem as pessoas.

Além de tudo isso, somam-se também a tecnologia, incluindo smartphones e automóveis e os Manhwas que são as histórias em quadrinhos coreanas.
Imagem: Pexels e reprodução Twitter.
Texto: Anthony Luiz
Comments